Compartilhar

< BLOG

controle de qualidade indústria - pesquisa de salmonella

Salmonella é um gênero de microrganismos patogênicos, que causam infecções alimentares.

Recentemente foi noticiado um recall de todos os produtos feitos na fábrica belga da produtora suíça de chocolate Barry Callebaut, a maior fábrica de chocolate do mundo, devido à contaminação pela bactéria Salmonella.

A fábrica precisou interromper suas atividades, gerando grandes perdas econômicas.

Após investigação, foi identificado como fonte de contaminação a lecitina, matéria-prima utilizada na produção do chocolate.

No mesmo ano, também na Bélgica, a fábrica de chocolate Ferrero foi relacionada a um surto de Salmonella, bactéria que foi encontrada em tanques da fábrica após a notificação de diversos casos ligados ao consumo de produtos fabricados no local, em pelo menos 11 países.

Esses casos recentes reforçam a importância do monitoramento da presença de Salmonella ao longo de toda a cadeia produtiva.

 

Pesquisa de Salmonella spp.

 

A metodologia de pesquisa de Salmonella pede a inoculação em pelo menos dois meios seletivos e diferenciais, a partir dos caldos seletivos utilizados na análise.

Dentre os meios recomendados, se encontra o ágar Hektoen.

O ágar Hektoen é um meio seletivo e diferencial para membros patogênicos da família Enterobacteriaceae, onde os sais biliares presentes inibem o crescimento da maioria dos microrganismos Gram-positivos, selecionando os microrganismos Gram-negativos. A Lactose, sacarose e salicina propiciam o crescimento das enterobactérias fermentadoras desses carboidratos, como Salmonella e Shigella. Os corantes azul de bromotimol e fucsina ácida promovem coloração diferencial que auxiliam na identificação presuntiva das colônias, assim como o citrato férrico amoniacal, que quando reduzido a sulfeto de ferro conferem coloração negra às colônias.

As enterobactérias fermentadoras formam colônias de cor amarela a salmão, enquanto que não fermentadores como Salmonella e Shigella formam colônias azuis-esverdeadas, com o centro negro. O meio não inoculado é verde, levemente opalescente.

A confirmação da presença de Salmonella se dá a partir de provas bioquímicas e sorológicas.

 

Controle de qualidade

 

A pesquisa de Salmonella spp. é uma exigência da Instrução Normativa nº161/2022.

A Baktron realiza análise de alimentos, bebidas e suplementos para atendimento à diversas legislações e necessidades específicas de controle de qualidade da indústria, serviços de alimentação, nutrição enteral e nutrição parenteral com acreditação ISO/IEC NBR 17025 e REBLAS da ANVISA.

Acesse nosso site e peça sua cotação.

www.baktron.com.br

Blog

Importância das Análises Microbiológicas e Teste Bioburden

Importância das Análises Microbiológicas e Teste Bioburden

Os processos são fundamentais para garantir que os produtos atendam aos padrões regulatórios e ofereçam segurança aos consumidores. Investir em análise microbiológica é investir na saúde pública e na qualidade dos produtos que consumimos

Camarote na Sapucaí utiliza banheiro para armazenar alimentos

Camarote na Sapucaí utiliza banheiro para armazenar alimentos

No domingo de carnaval, a Polícia Civil do Rio de Janeiro deteve duas pessoas em flagrante no Sambódromo Marquês de Sapucaí, depois que a Vigilância Sanitária descobriu que o camarote Lounge Sapucaí estava utilizando um banheiro para armazenar e preparar alimentos.

ACREDITAÇÕES E CREDENCIAMENTOS

 

 

Certificado 17025 Certificado ISO 9001

Certificado de Registro Estabelecimento

 

 

 

PARCERIAS E APOIOS

 

      

 

faperjfinep

 

 

TelefoneTelefone
21 3867-5800 / 3867-5530
Nossa política de privacidade e termos de uso.
E-mailEmail
baktron@baktron.com.br
E-mailInformações sobre privacidade
privacidade@baktron.com.br
LocalizaçãoRua São Januário 116, São Cristóvão, 4º andar
Polo de Meio Ambiente, Saúde e Biotecnologia do Rio de Janeiro – MASBIO-RJ

 

Logo Baktron © Copyright 2024 - Todos os direitos reservados

Agência BK7