< BLOG
Polícia detém 4 toneladas de carne em frigorífico clandestino que utilizava miúdos na produção de hambúrgueres
Uma operação resultou na apreensão de 4 toneladas de carne em um frigorífico clandestino localizado em Campinas (SP). O estabelecimento estava envolvido na produção de hambúrgueres feitos a partir de miúdos, como coração bovino, os quais eram comercializados para lanchonetes e restaurantes da região. O proprietário foi detido em flagrante.
Inicialmente, a contagem inicial indicava 2 toneladas de carne apreendidas. Contudo, após a conclusão das operações e o descarte adequado no aterro sanitário, constatou-se que o volume total de produtos irregulares alcançava 4,1 toneladas.
Sobre o caso da produção com miúdos
A ação da Polícia Civil contou com o apoio do Setor de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM-POA) da prefeitura. Durante a operação, foram observadas condições de higiene precárias e armazenamento inadequado, com carne sendo colocada diretamente no chão e exposta à temperatura ambiente.
O frigorífico, que operava em um imóvel sem identificação, não possuía autorização do SIM-POA. Além da inutilização dos alimentos, que foram encaminhados ao aterro sanitário, o frigorífico foi interditado e outras medidas serão tomadas pelo órgão.
“Um processo administrativo será aberto, os responsáveis terão prazo para defesa e podem receber outras penalidades”, informou Tereza.
Início das investigações dos produtos com miúdos
De acordo com o delegado Sandro Jonasson, titular do 11º DP de Campinas, a investigação começou em janeiro, após informações sobre o funcionamento do local na área de atuação do distrito.
Parte dos produtos estava em veículos prontos para serem entregues a estabelecimentos da cidade. Além do proprietário, outra pessoa foi indiciada pelo crime contra a relação de consumo, que prevê pena de até 5 anos de prisão em caso de condenação.
Ainda segundo o delegado, as investigações agora prosseguem para localizar os estabelecimentos que compravam as mercadorias, em ação conjunta com os órgãos de fiscalização da Prefeitura de Campinas.
“Parte já foi identificada”, informou Jonasson.
Faça sua análise conosco
A Baktron realiza análise de alimentos, bebidas e suplementos para atendimento à diversas legislações e necessidades específicas de controle de qualidade da indústria, serviços de alimentação, nutrição enteral e nutrição parenteral com acreditação ABNT NBR ISO/IEC 17025 e REBLAS da ANVISA.
Acesse nosso site e peça sua cotação.
Blog
Brasil possui mais de 10 marcas impróprias de café para consumo
Um mês após declarar 19 marcas de café brasileiras como impróprias, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou uma nova lista com lotes de outras 16 marcas de café moído e torrado. As amostras dessas marcas apresentaram impurezas ou materiais estranhos acima do limite permitido pela legislação de 2022.
RDC 907/2024: Nova norma para análises de cosméticos
A RDC 907/2024 é uma resolução da Anvisa que estabelece os padrões microbiológicos para a fabricação de cosméticos no Brasil. Ela define limites para a presença de microrganismos em produtos cosméticos, garantindo que sejam seguros para o uso humano e minimizando riscos à saúde.
Entenda importância da análise de cloreto
Entenda a importância da análise de cloreto na água de consumo, pois afinal, pode ocorrer vários problemas de saúde caso a água não esteja dentro dos padrões estabelecidos pela norma.
Telefone
21 3867-5800 / 3867-5530
Nossa política de privacidade e termos de uso.
Email
baktron@baktron.com.br
Informações sobre privacidade
privacidade@baktron.com.br
Rua São Januário 116, São Cristóvão, 4º andar
Polo de Meio Ambiente, Saúde e Biotecnologia do Rio de Janeiro – MASBIO-RJ