Compartilhar

< BLOG

Pesquisa revela álcool em pão de forma em quantidades prejudiciais aos motoristas

 

Um estudo da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) revelou que marcas populares de pão de forma contêm alto teor alcoólico. Em três dessas marcas, a quantidade de álcool presente poderia resultar em flagrante por embriaguez em testes de bafômetro para motoristas.

 

Sobre o caso do excesso de álcool no pão

 

A pesquisa analisou o teor alcoólico de dez marcas de pão de forma vendidas em supermercados do Brasil. As marcas incluídas foram: Pulmann, Visconti, Bauducco, Wickbold 5 Zeros, Wickbold sem glúten, Wickbold leve, Panco, Seven Boys, Wickbold e Plusvita.

 

Nas análises, os pesquisadores descobriram que seis das marcas testadas seriam consideradas alimentos alcoólicos, caso essa classificação existisse. No pão da marca Visconti, por exemplo, foi encontrada uma porcentagem de álcool de 3,37%. Na Bauducco, a porcentagem foi de 1,17%.

 

No Brasil, a legislação exige que bebidas com teor de etanol acima de 0,5% sejam classificadas como alcoólicas, o que é significativamente menor do que os níveis de álcool encontrados nos pães analisados.

 

Álcool é usado como tentativa de conservação do pão

 

O processo de fermentação, responsável pelo crescimento do pão, produz álcool. No entanto, a maior parte desse álcool evapora durante o assamento. De acordo com a associação, os índices de álcool encontrados nos pães estão relacionados à tentativa das empresas de conservar os produtos.

 

Segundo a associação, 10% de toda a produção de pães no Brasil é perdida devido ao mofo. Para aumentar a durabilidade do produto, as empresas utilizam um antimofo diluído em álcool.

 

Essa quantidade deveria ser limitada e desaparecer antes de o pão chegar à mesa das pessoas. No entanto, isso não está ocorrendo e, segundo a pesquisa, está relacionado à quantidade de produto utilizada.

 

A Proteste alerta que os pães estão chegando ao consumidor com teor alcoólico semelhante ao de bebidas alcoólicas, sem informar os consumidores. Como resultado, crianças e gestantes, por exemplo, estão consumindo álcool sem saber.

 

Teor de Álcool no pão

 

De acordo com a lei, o teste do bafômetro não pode registrar mais de 0,04 mg/l. De 0,05 mg/l a 0,33 mg/l é considerada uma infração gravíssima, e valores acima disso configuram crime de trânsito.

 

Na pesquisa, a associação avaliou o risco de um motorista ultrapassar esse limite após consumir duas fatias de pão.

 

Faça sua análise conosco

 

Baktron realiza análise de alimentos, bebidas e suplementos para atendimento à diversas legislações e necessidades específicas de controle de qualidade da indústria, serviços de alimentação, nutrição enteral e nutrição parenteral com acreditação ABNT NBR ISO/IEC 17025 e REBLAS da ANVISA.

Acesse nosso site e peça sua cotação.

www.baktron.com.br

Blog

Headspace: Extração de Voláteis

Headspace: Extração de Voláteis

Essa técnica consiste na extração de analitos voláteis de uma líquida ou sólida para ser analisado no CG. A amostra a ser analisada é adicionada em um vial e então vedada.

ACREDITAÇÕES E CREDENCIAMENTOS

 

 

 

Certificado 17025

Certificado de Registro Estabelecimento

 

 

 

 

PARCERIAS E APOIOS

 

      

 

 

faperjfinep Agerio

 

 

 

TelefoneTelefone
21 3867-5800 / 3867-5530
Nossa política de privacidade e termos de uso.
E-mailEmail
baktron@baktron.com.br
E-mailInformações sobre privacidade
privacidade@baktron.com.br
LocalizaçãoRua São Januário 116, São Cristóvão, 4º andar
Polo de Meio Ambiente, Saúde e Biotecnologia do Rio de Janeiro – MASBIO-RJ

 

Logo Baktron © Copyright 2024 - Todos os direitos reservados

Agência BK7