< BLOG
Funcionamento da Cromatografia Gasosa
A cromatografia gasosa (GC) é uma técnica analítica usada para separar e analisar compostos que podem ser vaporizados sem decomposição. Nesta técnica, uma amostra é vaporizada e transportada por um gás inerte (como hélio ou nitrogênio) através de uma coluna contendo uma fase estacionária. Os diferentes compostos na amostra interagem de maneira distinta com a fase estacionária, resultando em tempos de retenção diferentes, o que permite a separação dos componentes da mistura.
Essa técnica é amplamente utilizada em diversas áreas, como na análise de alimentos para detectar pesticidas e aditivos, na indústria farmacêutica para identificar e quantificar componentes em medicamentos, em análises ambientais para monitorar poluentes, e na indústria petroquímica para analisar hidrocarbonetos em combustíveis. A cromatografia gasosa é valorizada por sua alta resolução, sensibilidade e rapidez, embora seja limitada a compostos voláteis e requeira equipamentos especializados.
Funcionamento do Espectrômetro de Massas (MS)
Entenda como funciona o equipamento, o espectrômetro de massas (CG/MS):
- Inicialmente a amostra já preparada é injetada no cromatógrafo através de um injetor. Os tipos mais comuns de injeção são split/splitless.
- Uma vez injetada, a amostra percorre toda a coluna capilar. O gás de arraste (fase móvel) carreia a amostra por toda a coluna e é aqui que acontece a separação dos compostos de acordo com a interação dos analitos com a fase estacionária. Nessa fase a temperatura do forno é bem controlada.
- Uma vez separados, os compostos passam por um detector. Nesse caso o detector é o Espectrômetro de Massas (MS).
- Cada composto passa então por uma fonte de íons no MS onde será fragmentado formando íons livres. Esses íons serão separados segundo sua relação massa/carga. Esse processo ocorre em vácuo.
- Cada fragmento será identificado formando o espectro de massas do analito. Em nosso MS, a ionização ocorre através da interação da molécula com um elétron energizado.
Esse processo gera um cromatógrafo. Cada pico representa um componente da amostra. E, associado a cada componente da amostra há um espectro de massas. Com isso conseguimos identificar os elementos que compõem a amostra.
Faça sua análise conosco
A combinação do CG/MS é uma poderosa fonte de identificação de analitos podendo quantificar diferentes compostos com concentrações em parte por bilhão (ppb). Ao utilizarmos essa técnica na Baktron, levamos ao nosso cliente excelência e precisão em suas análises e tomadas de decisão.
Acesse nosso site e peça sua cotação.
Blog
Brasil possui mais de 10 marcas impróprias de café para consumo
Um mês após declarar 19 marcas de café brasileiras como impróprias, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou uma nova lista com lotes de outras 16 marcas de café moído e torrado. As amostras dessas marcas apresentaram impurezas ou materiais estranhos acima do limite permitido pela legislação de 2022.
RDC 907/2024: Nova norma para análises de cosméticos
A RDC 907/2024 é uma resolução da Anvisa que estabelece os padrões microbiológicos para a fabricação de cosméticos no Brasil. Ela define limites para a presença de microrganismos em produtos cosméticos, garantindo que sejam seguros para o uso humano e minimizando riscos à saúde.
Entenda importância da análise de cloreto
Entenda a importância da análise de cloreto na água de consumo, pois afinal, pode ocorrer vários problemas de saúde caso a água não esteja dentro dos padrões estabelecidos pela norma.
Telefone
21 3867-5800 / 3867-5530
Nossa política de privacidade e termos de uso.
Email
baktron@baktron.com.br
Informações sobre privacidade
privacidade@baktron.com.br
Rua São Januário 116, São Cristóvão, 4º andar
Polo de Meio Ambiente, Saúde e Biotecnologia do Rio de Janeiro – MASBIO-RJ