< BLOG
Anvisa suspende lotes de detergente Ypê devido a possível contaminação microbiológica. Saiba como reconhecer.
A Anvisa proibiu a venda, distribuição e utilização de certos lotes de todas as variantes do detergente Ypê, fabricado pela Química Amparo, devido ao “possível risco de contaminação microbiológica”.
Conforme a resolução, a Anvisa já tinha recebido notificação sobre o recolhimento voluntário do produto pela própria empresa. Isso ocorreu devido à detecção de um “desvio” durante a análise de monitoramento da produção, indicando um “possível risco de contaminação microbiológica“.
Lotes do Detergente Ypê
Dessa forma, todos os lotes produzidos nos meses de julho, agosto, setembro, novembro e dezembro de 2022, cujos números finais de lote sejam “1” ou “3”, estão temporariamente suspensos e não devem ser utilizados.
A Química Amparo, ao ser contatada, explicou que os lotes foram identificados pelo controle de qualidade da empresa. Esta notificação foi comunicada à Anvisa e o processo de recolhimento voluntário dos produtos foi iniciado há mais de um mês.
Sobre o Caso do Detergente Ypê
Em comunicado, a empresa declarou: “Após uma análise interna detalhada, identificamos em determinados lotes a possibilidade de alteração no odor característico do produto. Essa alteração não representa risco à saúde ou segurança do consumidor, embora possa ser perceptível pelo olfato em alguns casos.”
A empresa enfatizou que apenas os lotes específicos mencionados no comunicado tiveram a venda proibida, enquanto os demais permanecem disponíveis para compra sem restrições.
Ao ser contatada, a agência reguladora confirmou ter sido informada de que “durante análises internas, foram encontrados resultados microbiológicos não conformes com os critérios estabelecidos pela empresa”.
Possível Risco do Detergente Ypê
Quanto ao possível risco à saúde, a Anvisa também informou que este é mitigado por dois motivos. Primeiramente, o produto é destinado à limpeza de artigos e é enxaguável, o que significa que o contato com a pele é breve. Em segundo lugar, níveis elevados de contaminação, se existirem, são facilmente reconhecíveis pelo consumidor devido ao mau odor e à turvação, o que impede o uso do produto.
Faça sua análise conosco
A Baktron realiza análise de detergentes, produtos de limpeza e saneantes para atendimento à diversas legislações e necessidades específicas de controle de qualidade da indústria, com acreditação ABNT NBR ISO/IEC 17025 e REBLAS da ANVISA.
Acesse nosso site e peça sua cotação.
Blog
Brasil possui mais de 10 marcas impróprias de café para consumo
Um mês após declarar 19 marcas de café brasileiras como impróprias, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou uma nova lista com lotes de outras 16 marcas de café moído e torrado. As amostras dessas marcas apresentaram impurezas ou materiais estranhos acima do limite permitido pela legislação de 2022.
RDC 907/2024: Nova norma para análises de cosméticos
A RDC 907/2024 é uma resolução da Anvisa que estabelece os padrões microbiológicos para a fabricação de cosméticos no Brasil. Ela define limites para a presença de microrganismos em produtos cosméticos, garantindo que sejam seguros para o uso humano e minimizando riscos à saúde.
Entenda importância da análise de cloreto
Entenda a importância da análise de cloreto na água de consumo, pois afinal, pode ocorrer vários problemas de saúde caso a água não esteja dentro dos padrões estabelecidos pela norma.
Telefone
21 3867-5800 / 3867-5530
Nossa política de privacidade e termos de uso.
Email
baktron@baktron.com.br
Informações sobre privacidade
privacidade@baktron.com.br
Rua São Januário 116, São Cristóvão, 4º andar
Polo de Meio Ambiente, Saúde e Biotecnologia do Rio de Janeiro – MASBIO-RJ