Análise de alimentos, bebidas e suplementos
A Baktron realiza análise de alimentos, análise de bebidas e análise de suplementos com relação aos seus aspectos microbiológicos, físico-químicos e sensoriais. Trabalhamos ainda com a elaboração de tabelas nutricionais, investigação de surtos DTAs, elaboração de manuais de Boas Práticas de Manipulação e Boas Práticas de Fabricação de Alimentos. Além de realizar estudos para suportar a determinação de shelf life ou tempo de prateleira. São aplicáveis normas e resoluções do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), do LANARA e do Instituto Adlfo Lutz, assim como RDC 724/2022, RDC 503/2021, RDC 429/2020, RDC 216/04 e ABNT NBR 22000.
Análises microbiológicas em alimentos
(RDC 724/2022; IN 161/2022; IN 313/2024; RDC 503/2021)
A RDC 724/2022 da ANVISA aprova o regulamento técnico sobre padrões microbiológicos para alimentos, sejam industrializados, preparados, fracionados ou “in natura”, enquanto que a IN 161/2022 e IN 313/2024 estabelecem os padrões microbiológicos.
A RDC 503/2021 aprova o regulamento técnico para fixar os requisitos mínimos exigidos para a terapia de nutrição enteral.
A Baktron realiza análise de alimentos para atendimento à diversas legislações e necessidades específicas de controle de qualidade da indústria, serviços de alimentação, nutrição enteral e nutrição parenteral com acreditação ISO/IEC NBR 17025 e REBLAS da ANVISA.
Análises físico-químicas em alimentos
(MAPA; LANARA)
A Baktron realiza análises bromatológicas em diversos grupos de alimentos para fins de controle de qualidade e atendimento à normas e legislações, como as definidas pelo MAPA, por meio de metodologias oficiais, como as publicadas pelo LANARA – Laboratório Nacional de Referência Animal.
Análise sensorial
(Adolfo Lutz)
A Baktron realiza análises sensoriais em alimentos, através de grupos de controle, por meio de metodologias oficiais definidas pelo Instituto Adolfo Lutz.
Tabela Nutricional
(RDC 429/2020 e IN 75/2020)
A Baktron realiza as análises para avaliação da composição centesimal de alimentos, necessárias para a elaboração das tabelas nutricionais de alimentos, conforme exigências da RDC 429/2020 da ANVISA que aprova o regulamento técnico sobre rotulagem nutricional de alimentos embalados.
Investigação de surtos de DTAs
(RDC 724/2022)
A Baktron realiza investigação de surtos de doenças transmitidas por alimentos. A metodologia empregada envolve diversas atividades, como análises estatísticas, entrevistas com os envolvidos no surto, análises de alimentos, avaliações de processos de fabricação e manipulação de alimentos, análises de superfícies e manipuladores, entre outras.
Boas Práticas de Manipulação
(RDC 216/04)
A Baktron realiza as análises necessárias ao atendimento à RDC 216/2004 da ANVISA, alterada pela RDC 52/2014, que aprova o regulamento técnico de Boas Práticas para serviços de alimentação.
Fazem parte deste processo análises microbiológicas em superfícies de trabalho, equipamentos e manipuladores de alimentos, por meio de swabs ou placas RODAC.
Estudos de Shelf-life ou Tempo-de-vida em prateleira
O estudo de Shelf-life ou tempo-de-vida em prateleira serve como embasamento para o estabelecimento do prazo de validade de produtos alimentícios.
Os estudos, que envolvem análises microbiológicas, análises físico-químicas e análises sensoriais, têm como objetivo determinar o prazo que o produto pode ser guardado em sua embalagem original, nas condições de armazenamento definidas, sem gerar riscos ao consumidor e sem que haja perda das características originais do produto, conforme definições do fabricante.
A Baktron realiza este tipo de estudo e envia um relatório conclusivo ao cliente, para que este defina o prazo de validade de seu produto.
Orçamento
Preencha o formulário para solicitar um orçamento.
Telefone
21 3867-5800 / 3867-5530
Nossa política de privacidade e termos de uso.
Email
baktron@baktron.com.br
Informações sobre privacidade
privacidade@baktron.com.br
Rua São Januário 116, São Cristóvão, 4º andar
Polo de Meio Ambiente, Saúde e Biotecnologia do Rio de Janeiro – MASBIO-RJ