Compartilhar

< BLOG

Anvisa encontra agrotóxicos acima dos limites permitidos em produtos de origem vegetal

 

A  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) constatou que, em média, 25% dos alimentos de origem vegetal encontrados em supermercados, como café em pó, arroz e frutas, continham agrotóxicos não autorizados ou apresentavam resíduos acima dos limites permitidos.

 

Sobre o caso de agrotóxicos acima dos limites permitidos

 

O Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para) da agência reguladora coletou amostras dos alimentos em supermercados de todas as regiões do país em 2018, 2019 e 2022, com uma pausa em 2020 e 2021 devido à pandemia.

 

No ano de 2022, foram analisadas 1.772 amostras de amendoim, batata, brócolis, café em pó, feijão, mandioca, laranja, maracujá, morango, pimentão, quiabo, repolho e farinha de trigo.

 

Identificação de agrotóxicos acima dos limites permitidos

 

Das amostras analisadas, 41,1% não apresentaram resíduos de agrotóxicos, 33,9% estavam dentro do limite permitido e 25% continham a presença de um agrotóxico não autorizado ou com resíduos acima do limite permitido.

 

Além disso, 3 amostras apresentaram risco agudo à saúde, podendo causar danos ao consumidor em um curto espaço de tempo. Durante o período de 2018 a 2019, foram analisadas 3.296 amostras em 84 municípios.

 

O monitoramento abrangeu 14 alimentos de origem vegetal, incluindo abobrinha, aveia, banana, cebola, couve, laranja, maçã, mamão, milho, pepino, pera, soja, trigo e uvas.

 

Na época, o programa identificou que 33,2% das amostras estavam livres de resíduos, 41,2% continham resíduos dentro do limite permitido e 25,6% continham a presença de agrotóxicos não autorizados ou com resíduos acima do limite permitido. Dentre as amostras analisadas, 18 apresentavam risco agudo à saúde.

 

Anvisa sobre os agrotóxicos acima dos permitidos

 

Segundo a Anvisa, as situações de risco agudo encontradas foram pontuais e de origem conhecida.

 

Em nota, a agência afirmou: “Para esses casos, a Anvisa vem adotando providências e recomendações com vistas à redução dos riscos identificados.”

 

O programa de monitoramento foi estabelecido em 2001 com o objetivo de avaliar a presença de elementos químicos em produtos que fazem parte do cotidiano dos brasileiros e orientar a fiscalização dos alimentos nos supermercados.

 

Faça sua análise conosco

 

Baktron realiza análise de alimentos, bebidas e suplementos para atendimento à diversas legislações e necessidades específicas de controle de qualidade da indústria, serviços de alimentação, nutrição enteral e nutrição parenteral com acreditação ABNT NBR ISO/IEC 17025 e REBLAS da ANVISA.

 

Acesse nosso site e peça sua cotação.

www.baktron.com.br

Blog

Operação resulta na apreensão de bebidas irregulares

Operação resulta na apreensão de bebidas irregulares

Operação em Santa Catarina resulta na apreensão de bebidas irregulares no valor aproximado de R$ 1 milhão. Entre os produtos confiscados estão vinhos coloniais, vinagres e outras bebidas alcoólicas sem documentação de procedência.

Anvisa retira leite dos mercados devido à contaminação

Anvisa retira leite dos mercados devido à contaminação

Os produtos, que não consistem inteiramente de leite, contêm em suas formulações o produto lácteo, sendo direcionados ao público infantil, incluindo bebês. A Anvisa ordenou a retirada de cinco marcas de produtos infantis em pó dos supermercados. Entenda o porquê!

ACREDITAÇÕES E CREDENCIAMENTOS

 

 

Certificado 17025 Certificado ISO 9001

Certificado de Registro Estabelecimento

 

 

 

PARCERIAS E APOIOS

 

      

 

faperjfinep

 

 

TelefoneTelefone
21 3867-5800 / 3867-5530
Nossa política de privacidade e termos de uso.
E-mailEmail
baktron@baktron.com.br
E-mailInformações sobre privacidade
privacidade@baktron.com.br
LocalizaçãoRua São Januário 116, São Cristóvão, 4º andar
Polo de Meio Ambiente, Saúde e Biotecnologia do Rio de Janeiro – MASBIO-RJ

 

Logo Baktron © Copyright 2024 - Todos os direitos reservados

Agência BK7