< BLOG
Anvisa encontra agrotóxicos acima dos limites permitidos em produtos de origem vegetal
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) constatou que, em média, 25% dos alimentos de origem vegetal encontrados em supermercados, como café em pó, arroz e frutas, continham agrotóxicos não autorizados ou apresentavam resíduos acima dos limites permitidos.
Sobre o caso de agrotóxicos acima dos limites permitidos
O Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para) da agência reguladora coletou amostras dos alimentos em supermercados de todas as regiões do país em 2018, 2019 e 2022, com uma pausa em 2020 e 2021 devido à pandemia.
No ano de 2022, foram analisadas 1.772 amostras de amendoim, batata, brócolis, café em pó, feijão, mandioca, laranja, maracujá, morango, pimentão, quiabo, repolho e farinha de trigo.
Identificação de agrotóxicos acima dos limites permitidos
Das amostras analisadas, 41,1% não apresentaram resíduos de agrotóxicos, 33,9% estavam dentro do limite permitido e 25% continham a presença de um agrotóxico não autorizado ou com resíduos acima do limite permitido.
Além disso, 3 amostras apresentaram risco agudo à saúde, podendo causar danos ao consumidor em um curto espaço de tempo. Durante o período de 2018 a 2019, foram analisadas 3.296 amostras em 84 municípios.
O monitoramento abrangeu 14 alimentos de origem vegetal, incluindo abobrinha, aveia, banana, cebola, couve, laranja, maçã, mamão, milho, pepino, pera, soja, trigo e uvas.
Na época, o programa identificou que 33,2% das amostras estavam livres de resíduos, 41,2% continham resíduos dentro do limite permitido e 25,6% continham a presença de agrotóxicos não autorizados ou com resíduos acima do limite permitido. Dentre as amostras analisadas, 18 apresentavam risco agudo à saúde.
Anvisa sobre os agrotóxicos acima dos permitidos
Segundo a Anvisa, as situações de risco agudo encontradas foram pontuais e de origem conhecida.
Em nota, a agência afirmou: “Para esses casos, a Anvisa vem adotando providências e recomendações com vistas à redução dos riscos identificados.”
O programa de monitoramento foi estabelecido em 2001 com o objetivo de avaliar a presença de elementos químicos em produtos que fazem parte do cotidiano dos brasileiros e orientar a fiscalização dos alimentos nos supermercados.
Faça sua análise conosco
A Baktron realiza análise de alimentos, bebidas e suplementos para atendimento à diversas legislações e necessidades específicas de controle de qualidade da indústria, serviços de alimentação, nutrição enteral e nutrição parenteral com acreditação ABNT NBR ISO/IEC 17025 e REBLAS da ANVISA.
Acesse nosso site e peça sua cotação.
Blog
Brasil possui mais de 10 marcas impróprias de café para consumo
Um mês após declarar 19 marcas de café brasileiras como impróprias, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou uma nova lista com lotes de outras 16 marcas de café moído e torrado. As amostras dessas marcas apresentaram impurezas ou materiais estranhos acima do limite permitido pela legislação de 2022.
RDC 907/2024: Nova norma para análises de cosméticos
A RDC 907/2024 é uma resolução da Anvisa que estabelece os padrões microbiológicos para a fabricação de cosméticos no Brasil. Ela define limites para a presença de microrganismos em produtos cosméticos, garantindo que sejam seguros para o uso humano e minimizando riscos à saúde.
Entenda importância da análise de cloreto
Entenda a importância da análise de cloreto na água de consumo, pois afinal, pode ocorrer vários problemas de saúde caso a água não esteja dentro dos padrões estabelecidos pela norma.
Telefone
21 3867-5800 / 3867-5530
Nossa política de privacidade e termos de uso.
Email
baktron@baktron.com.br
Informações sobre privacidade
privacidade@baktron.com.br
Rua São Januário 116, São Cristóvão, 4º andar
Polo de Meio Ambiente, Saúde e Biotecnologia do Rio de Janeiro – MASBIO-RJ